Back

Comunicado: Surto de influenza em humanos no México

$chapeu_da_noticia.getData()

Comunicado: Surto de influenza em humanos no México

Por: ASCOM
Publicado: 24/04/2009 03:00
Última Modificação: 25/06/2015 11:13
$texto_alternativo.getData()
$legenda-imagem.getData()

Por precaução e proteção da saúde da população, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) intensificará as ações de vigilância em saúde e controle sanitário nos pontos de entrada do Brasil. Essa ação é resultado dos casos de influenza humana, com notificação de óbitos, no México, e a possibilidade de que seja um novo subtipo de vírus suíno.

As principais medidas adotadas pelas Coordenações de Vigilância Sanitária da Anvisa em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados serão:

- orientação aos viajantes que se dirigem ou procedem do México;

- vigilância de casos suspeitos;

- orientação e fiscalização das medidas de limpeza e desinfecção em meios de transporte e nas dependências desses pontos de entrada; e

- a utilização dos equipamentos de proteção individual necessários.

O Centro de Informações Estratégicas em Resposta e Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde é o ponto focal do Regulamento Sanitário Internacional (2005) no Brasil e tem como atribuição emitir parecer sobre as situações de emergência em saúde pública de importância internacional. Nesse sentido, está preparando Nota Técnica sobre o assunto e na oportunidade veiculará maiores informações e medidas complementares sobre o agravo.

Confira Nota Técnica (pdf) encaminhada para as Coordenações de Vigilância Sanitária da Anvisa em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.


ASCOM/ Assessoria de Imprensa da Anvisa